O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência. Provérbios 9:10.
Cristo foi o maior ensinador que o mundo já viu. Trouxe ao homem conhecimentos diretos do Céu. As lições que Ele nos deu são o que necessitamos tanto para o presente como para o futuro. Ele põe diante de nós os verdadeiros objetivos da vida, e a maneira como os podemos conseguir.
Na escola de Cristo, os estudantes nunca se formam. Entre os discípulos há tanto adultos como jovens. Os que dão atenção às instruções do divino Mestre adiantam-se constantemente em sabedoria, correção e nobreza de caráter, e assim preparam-se para entrarem naquela escola superior onde o adiantamento continuará por toda a eternidade.
A Sabedoria Infinita põe perante nós as grandes lições da vida — lições do dever e da felicidade. Estas são muitas vezes difíceis de aprender, mas sem elas não podemos fazer progressos reais. Podem custar-nos esforço e lágrimas e mesmo agonia, mas não devemos vacilar ou ficar cansados. Ouviremos finalmente a chamada do Mestre: “Filho, sobe mais alto.” …
Toda faculdade e todo atributo de que o Criador dotou os filhos dos homens devem ser empregados para Sua glória, e nessa atividade encontra-se o mais puro, santo e agradável exercício. Ao mesmo tempo que ao princípio religioso é dado o supremo lugar, todo passo progressivo dado na aquisição do saber ou na cultura do intelecto é um passo no sentido da assimilação do divino pelo humano, do infinito pelo finito. — Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, 50-52.
Se os jovens apenas aprendessem do celestial Mestre, … saberiam por si mesmos que o temor do Senhor é, verdadeiramente, o princípio da sabedoria. Tendo assim lançado um seguro e firme fundamento, eles … teriam em melhor conta todo privilégio e oportunidade, e se ergueriam para um mais alto desenvolvimento intelectual. — The Youth’s Instructor, 24 de Novembro de 1903.