Mas quem suportará o dia da Sua vinda? E quem subsistirá, quando Ele aparecer? Porque Ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. E assentar-se-á, afinando e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi e os afinará como ouro e como prata; então, ao Senhor trarão ofertas em justiça. Malaquias 3:2, 3.
O processo de refinar e purificar está sendo realizado no meio do povo de Deus, e o Senhor dos exércitos pôs Sua mão nesta obra. Esse processo é o mais difícil para o ser humano, mas é necessário, a fim de que toda impureza seja removida. As provações são essenciais para que sejamos aproximados do nosso Pai celestial, em submissão à Sua vontade, a fim de que possamos oferecer ao Senhor uma oferta em justiça. … O Senhor conduz Seus filhos sobre o mesmo terreno sempre e sempre, aumentando a pressão até que perfeita humildade preencha o coração e o caráter seja transformado; então são vitoriosos sobre o eu, ficam em harmonia com Cristo e com o Espírito do Céu. A purificação do povo de Deus não pode ser efetuada sem sofrimento. … Ele nos conduz de um fogo para outro, provando nosso verdadeiro valor. A genuína virtude está pronta para ser provada. Se somos relutantes em ser esquadrinhados pelo Senhor, nossa condição é perigosa. …
É na misericórdia que o Senhor revela aos homens suas faltas ocultas. Ele gostaria que examinassem detidamente as complicadas emoções e os motivos de seu coração, e descobrissem o mal, e modificassem suas disposições, aprimorando suas maneiras. Deus gostaria que Seus servos se familiarizassem com seu próprio coração. A fim de levá-los ao verdadeiro conhecimento de sua condição, Ele permite que o fogo da aflição os atinja, para que sejam purificados. As provações da vida são obreiras de Deus. … O fogo não nos consumirá, mas somente removerá a escória, e sairemos sete vezes purificados, tendo a semelhança do Divino. — The Review and Herald, 10 de Abril de 1894.