miércoles , 23 abril 2025
Inicio Sin categoría Quebrando a botija
Sin categoría

Quebrando a botija

 

EscSab-port4Como vimos ontem, a nação havia caído em profunda apostasia. O povo não estava entendendo a mensagem. Então, Deus usou Jeremias para realizar um convincente ato simbólico que deveria ajudar a desperta-lo para o perigo que estava enfrentando.

  1. Leia Jeremias 19:1-15. O que o profeta devia fazer e qual era o significado desse ato?

Jeremias tinha que voltar à casa do oleiro. Dessa vez, porém, o Senhor desejava Se certificar de que ele traria testemunhas consigo para ver exatamente o que ele iria fazer. As testemunhas eram os anciãos e sacerdotes de Judá (Jr 19:1). Como líderes, eles eram responsáveis pelo que acontecia na nação e, assim, precisavam entender a mensagem que Jeremias devia transmitir a eles por meio de seu ato simbólico. A Porta do Oleiro (ou Porta dos Cacos, NVI; Jr 19:2), onde ele devia quebrar a botija, talvez ficasse perto do local em que os oleiros trabalhavam, e logo depois da porta podia estar o local onde eles jogavam os cacos dos vasos quebrados. Assim, o simbolismo tomou-se ainda mais forte.

Para que serve uma botija de barro quebrada? Se a botija estivesse rachada, ainda se poderia achar alguma utilidade para ela, mesmo que não fosse o propósito original para o qual havia sido feita. Mas Jeremias não devia apenas fazer uma rachadura nela. Devia quebra-la, tornando-a essencialmente inútil. Entre o ato em si e as palavras que se seguiram, e difícil imaginar que as pessoas pudessem não ter entendido a advertência. Mas, e claro, entender a advertência e agir de conformidade com ela são duas coisas completamente diferentes.

Ainda mais assustadora e a condição aparentemente irremediável do ato. Quem pode consertar uma vasilha quebrada? Embora o Senhor tenha dado à nação uma esperança e um futuro, naquele momento, a menos que se convertessem, os habitantes da Judeia estavam condenados, juntamente com seus filhos. Todos os locais que eles haviam contaminado com suas abominações e atos pecaminosos logo seriam contaminados com seus próprios cadáveres. Talvez a extensão da depravação do povo possa ser mais bem entendida pela dimensão do castigo que ela ocasionou a eles.

Pense em algo estragado, que não tenha conserto. Para que, originalmente, esse objeto foi feito, e o que aconteceu para que ele tenha ficado inútil? Precisamos ter muito cuidado para que isso não aconteça conosco!

Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q4 2015 «Jeremias»
Lição 6 – Atos Simbólicos

Matinales más recientes

Matinales relacionados

    Tomado de: Lecturas Devocionales de Adolescentes 2025 “MEGAVALIOSOS» Por: Andrés...

Instrucciones para los testigos

Y Jesús se acercó y les habló diciendo: Toda potestad me es...

ACTIVIDAD – SÁBADO

S Á B A D O H A C E R Junto...

    Tomado de: Lecturas Devocionales para Preescolares 2025 «JESÚS ME CUIDA»...