6. Leia Jeremias 13:1 A 11. Que ato simbólico Jeremias foi orientado a realizar? Que importante lição esse ato devia ensinar?
Esse ato simbólico tem causado algumas dificuldades para os inte’rpretes porque o rio Eufrates (uma interpretação comum da palavra hebraica, mas não necessariamente a única) ficava a centenas de quilômetros de Jerusalem. Esdras precisou de quatro meses para fazer esse trajeto numa viagem só de ida (Ed 7:9).
Para entender melhor a mensagem, Deus fez com que Jeremias fizesse o trajeto duas vezes, ida e volta. Assim, alguns eruditos têm argumentado que a referência e a algum outro ponto geográfico. Por outro lado, alguns argumentam que as longas distâncias que ele teve que viajar ajudaram a mostrar-lhe quão distante era o lugar para o qual os filhos de Israel seriam levados. Além disso, depois de voltar de uma viagem tão longa, Jeremias podia entender como seria a alegria da volta após 70 anos de cativeiro.
Seja como for, o cinto simboliza Jerusalem com o templo, que estavam puros e simples (sem verniz) na e’poca do chamado. O homem que estava usando o cinto e o próprio Deus. Isso mostra, entre outras coisas, a ligação íntima que Deus tinha com Seu povo. Alguns comentaristas vêem significado no fato de que o cinto era feito de linho, o mesmo material das vestes sacerdotais (Lv 16:4); afinal, Judá devia ser uma nação sacerdotal (Êx 19:6).
Assim como o cinto tinha ficado arruinado, o mesmo ocorreria com o orgulho da nação. Como um cinto se apega à cintura de um homem, essas pessoas haviam no passado se apegado ao Senhor, e eram Sua fonte de louvor e glória. Mas haviam se tornado maculadas e estragadas pelo contato com as culturas vizinhas.
7. Compare Jeremias 13:11 com Deuteronômio 4:5 a 8. De que forma esses versos mostram o que aconteceu com a nação? O que essas passagens dizem a nós?
Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q4 2015 «Jeremias»
Lição 6 – Atos Simbólicos