• Samuel fo¡ a Belém numa missão. Mas ninguém estranhou sua ida àquela cidade sob u pretexto de oferecer um sacrifício. Era comum o profeta ir a algumas cidades para essa cerimônia. Ele aproveitava a ocasião para instruir o povo sobre o plano da salvação e incentivava os jovens a frequentar as escolas dos profetas. Essa era uma maneira de elevar o nivel intelectual e espiritual da nação.
• Como Davi foi escolhido ainda joven, teria oportunidade de se preparar para assumir a responsabilidade quando Deus indicasse. “Todo ser humano é inconscientemente testado pelos acontecimientos comuns da vida, até Deus poder dizer: ’Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei’” (Comentário Biblico Adventista, v. 2, p. 568).
• A altura do gigante Golias é mencionada em 1 Samuel 17:4 como «seis côvados e um palmo» (ARA) ou aproximadamente dois metros e noventa centímetros. De qualquer modo, o texto de Samuel encontrado entre os pergaminhos do Mar Morto. bem como outras recentes provas textuais, dão a altura de dois metros e cinco centímetros, que é urna altura mais razoável, mas ainda considerada de gigante.
• Quando o Espírito de Deus Se afastou de Saul, o rei se sentiu atormentado. Para aliviar esses sentimentos negativos. Davi foi chamado para tocar lira e cantar salmos para ele. Saul foi submetido ao tratamento corn a musicoterapia. Ao prestar serviços ao rei, providencialmente «Davi foi levado a uma situação em que pôde ter contato com os negócios do governo e com os líderes da nação, os quais apreciariam seus talentos. Saul teria permissão de permanecer no trono até que as sementes do mal em sua vida produzissem sua colheita certa e até que o treinamento inicial de Davi terminasse» (Ibid. p. 570).
Lição da Escola Sabatina – Adolescentes
Q4 2015 A Realidade na Bíblia
Lição 7 – Fé Gigante