Leia o Texto-Chave que se encontra em 1 Samuel 15:10, 11. Nesses versos, Deus conta a Samuel que Ele estava arrependido por ter feito de Saul o rei. É possível Deus Se arrepender de algo? Ellen White diz que o arrependimento de Deus não é como o arrependimento humano. «O arrependimento humano significa uma mudanca de atitude. O arrependimento de Deus envolve uma mudança das circunstâncias e das relações.
As pessoas podem mudar sua relação com Deus cumprindo as condições para receber o favor divino, ou podem ser colocadas fora de Sua graça por causa dos atos que elas mesmas praticam. Adesobediéncia de Saul mudou seu relacionamento com Deus, mas as condiçoes de aceitação da parte de Deus não mudaram. Ele ‘não muda como sombras inconstantes’ (Tg 1:17)» (Os Escolhidos, p. 425).
Samuel ficou muito triste quando ouviu a sentença de que Deus tiraria o reino de Saul, mas quando esteve na presenca do rei e viu sua reação ao tentar apenas justificar suas ações erradas, o profeta ficou irado. É nesse contexto que Samuel profere as conhecidas palavras: «Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrificios quanto em que se obedeça-à Sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. […] Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele o rejeitou como rei» (1 Samuel 15:22, 23).
O pecado de Saul fo¡ acreditar que ele poderia liderarlsraelsozinho.Tornou-se orgulhoso e autossuficiente. Não quis mais ser dirigido por Deus e também não aceitou a repreensão por causa de sua desobediência.
Será que corremos o risco de cair nesse mesmo erro? De que maneiras podemos estar virando as costas para Deus e tentando assumir o controle da situação?
Lição da Escola Sabatina – Adolescentes
Q4 2015 A Realidade na Bíblia
Lição 6 – Tchau, Saul!