- O que aconteceu com Judá e com Jerusalém depois que rejeitaram a mensagem de Deus? Jr 39:8, 9
Tudo o que Deus lhes havia advertido que aconteceria foi exatamente o que aconteceu. Por mais que não desejassem crer nas advertências, com certeza passaram a acreditar depois que tudo se cumpriu. Quem já não experimentou, até mesmo na vida pessoal, algo semelhante? Somos advertidos pelo Senhor de que não devemos fazer determinada coisa, sob pena de colher as consequências, desobedecemos e, certamente, acaba acontecendo o que havia sido dito.
- Qual é a mensagem de Jeremias 23:2-8? Que esperança foi dada às pessoas?
Do ponto de vista humano, tudo parecia perdido para eles: sua nação estava em ruínas, seu templo destruído, seus governantes haviam sido exilados e permaneciam em cativeiro, a cidade de Jerusalém era um montão de pedras. A nação judaica e o povo judeu, naquele momento, deviam ter desaparecido da História, como aconteceu com tantas outras nações que haviam passado por situação semelhante. O Senhor, porém, tinha outros planos, e nos versos acima, como em muitos outros, Ele lhes deu a esperança de que nem tudo estava perdido, mas que sobraria um remanescente que voltaria, e através dele as promessas se cumpririam. Isto é, em meio a todas as advertências de juízo e destruição, os profetas também deram ao povo sua única esperança.
“Os tenebrosos anos de destruição e morte que marcaram o fim do reino de Judá teriam levado desespero ao mais resoluto coração, não fosse o encorajamento das predições proféticas dos mensageiros de Deus. Por intermédio de Jeremias em Jerusalém, de Daniel na corte de Babilônia, de Ezequiel junto às margens do Quebar, o Senhor em misericórdia tornou claro Seu eterno propósito, e deu certeza de Sua disposição de cumprir para com Seu povo escolhido as promessas registradas nos escritos de Moisés. Aquilo que tinha prometido fazer pelos que se mostrassem fiéis a Ele, certamente haveria de realizar-se. A ‘palavra de Deus (…) permanece para sempre” (1Pe 1:23, ARC; Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 464).
Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q4 2015 «Jeremias»
Lição 3 – Os últimos Cinco Reis de Israel