Josias foi o décimo sexto rei a governar no reino do sul; a data foi 640-609 a.C. Ele se tornou rei com a idade de oito anos, após mais de meio século de declinio moral e espiritual sob o governo de seu pai Amom e de seu avó Manassés, dois dos reis mais ímpios de Judá. O reinado de Josias durou 31 anos. Diferentemente de seus ancestrais, porém, Josias fez «o que era reto perante o Senhor» (2Rs 22:2), apesar do ambiente que atuava Contra ele.
«Filho de um rei ímpio, perseguido por tentações para que seguisse os passos do pai, e com poucos conselheiros para encoraja-lo no caminho certo, não obstante Josias foi leal ao Deus de Israel. Advertido pelos erros de gerações passadas, escolheu fazer o que era reto, em vez de descer ao baixo nível de pecado e degradação no qual seu pai e seu avó haviam caído. Ele ‘não se desviou nem para a direita nem para a esquerda’.
Como alguém que devia ocupar uma posição de confiança, resolveu obedecer à instrução que tinha sido dada para a orientação dos governantes de Israel. Sua obediência tornou possível que Deus o usasse como um vaso de honra» (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 384).
1. Leia 2 Crônicas 34. Quais foram os componentes da reforma de Josias, e por que eles seriam fundamentais em qualquer tentativa de reforma espiritual, tanto no aspecto coletivo como individual?
A reforma de Josias consistiu em dois componentes principais: primeiro, a remoção, tanto quanto possível, de toda e qualquer coisa alusiva à idolatria; isto é, ele trabalhou para acabar com as mas práticas que haviam surgido no país.
Mas esse foi só o primeiro passo. A ausência de práticas más ou errôneas não significa que boas práticas ocorrerão automaticamente.
O segundo componente foi que, após ouvir a leitura do livro da lei, o rei fez uma aliança diante do Senhor para “guardarem os Seus mandamentos, os Seus testemunhos e os Seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro» (2Cr 34:31).
Leia 2 Crônicas 34:32, 33. Qual é a poder de um bom exemplo, especialmente entre pessoas que estão em posições de autoridade e influência? Reflita sobre a seguinte pergunta: Oue influencia suas palavras e atos exercem sobre outros?
Vocêjá leu sua Biblia hoje? Fortaleça sua vida por meio do estudo da Palavra de Deus.
Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q4 2015 «Jeremias»
Lição 3 – Os últimos Cinco Reis de Israel