domingo , 20 abril 2025
Sin categoría

Falso juramento

EscSab-port4Em Jeremias 5:1, o Senhor disse aos judeus: «Percorram as ruas de Jerusalém, olhem e observem […] se podem encontrar alguém que aja com honestidade e que busque a verdade. Então Eu perdoarei a cidade» (NVI). Isso traz à mente duas histórias. Uma é a de um antigo filósofo grego do quarto século a.C. chamado Diógenes que, segundo a lenda, costumava andar pelo mercado durante o dia com uma lanterna acesa, dizendo que estava procurando um homem honesto. A outra história, é claro, é a de Deus falando com Abraão, dizendo-lhe que, se conseguisse achar 50 justos (o número logo foi reduzido para 10) na cidade de Sodoma. Ele não a destruiria.

Porém, nas palavras do Senhor por meio de Jeremias, o objetivo era revelar quanto a apostasia e o pecado haviam se disseminado entre Seu povo. Não havia ninguém que agisse com honestidade e buscasse a verdade? Se havia, eram bem poucos.

  1. Leia Jeremias 5:2, 3. Qual foi a evidência de que a situação estava terrível? Lv 19:12

Esses versos mencionam um ponto que aparece ao longo do livro. Mesmo tendo a nação caído profundamente, muitas pessoas acreditavam que ainda seguiam fielmente ao Senhor! Estavam pronunciando Seu nome, mas «jurando falsamente» (Jr 5:2, NVI), e não «com fidelidade, justiça e retidão» (Jr 4:2, NVI), como o Senhor lhes havia ordenado. Não davam ouvidos à advertência de Deus, mas prosseguiam com sua vida e suas práticas religiosas como se tudo estivesse certo entre elas e Deus, quando, na verdade, quase nada estava certo.

A profundidade do engano em que se encontravam pode ser vista em Jeremias 7:4, onde é mencionado o falso conforto que o povo encontrava nestas palavras: hekhal yhwh hekhal yhwh hekhal yhwh hemma («Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este»), como se a presença do templo fosse tudo o que necessitavam para garantir que as coisas dariam certo. Saber que se está numa crise é uma coisa ruim, mas quando se está numa crise e não se tem consciência disso, a situação é ainda pior.

Com todas as verdades que conhecemos, como podemos evitar o engano de crer que nosso chamado, por si só, é suficiente para nos salvar?

Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q4 2015 «Jeremias»
Lição 2 – A crise (interna e externa)

Matinales relacionados

    Tomado de: Lecturas Devocionales de Adolescentes 2025 “MEGAVALIOSOS» Por: Andrés...

Instrucciones para los testigos

Y Jesús se acercó y les habló diciendo: Toda potestad me es...

ACTIVIDAD – SÁBADO

S Á B A D O H A C E R Junto...

    Tomado de: Lecturas Devocionales para Preescolares 2025 «JESÚS ME CUIDA»...