Martinho Lutero escreveu a respeito do profeta na introdução de seu comentário sobre o livro de Jeremias: «Jeremias foi um profeta triste, que viveu num periodo difícil e deplorável e, o que é pior, seu ofício profético foi extremamenie dificil, pois ele estava trabalhando e lutando com um povo perverso e teimoso. Aparentemente, ele não alcançou muito sucesso, porque viu seus inimigos se tornarem cada vez mais ímpios. Eles tentaram matar o profeta várias vezes. Perseguiram-no severamente, açoitando-o diversas vezes. Contudo, ele viveu para ver pessoalmente seu país ser devastado e seu povo ser levado para o exílio.»
Ellen G. White escreveu: «Por quarenta anos, Jeremias devia estar diante da nação como testemunha da verdade e da justiça. Num tempo de apostasia sem paralelo, ele devia exemplificar na vida e no carater a adoração ao verdadeiro Deus. Durante os terríveis Cercos de Jerusalém, ele seria o porta-voz do Senhor. Prediria a queda da casa de Davi, e a destruição do belo templo construido por Salomão. Quando aprisionado por causa de suas corajosas añrmações, devia ainda falar contra o pecado nos lugares altos. Desprezado, odiado, rejeitado pelos homens, ele haveria de testemunhar finalmente o cumprimento literal de suas profecías de iminente condenação e partilhar da tristeza e dor que se seguiriam à destruição da cidade condenada» (Profetas e Reis, p. 408).
Perguntas para reflexão
Como adventistas do sétimo dia, uma das coisas mais tristes, mas que deve nos fazer pensar, é o fato de Deus ter advertido Jeremias de que ele enfrentaria grande oposição por parte de seu próprio povo. Leia novamente Jeremias 1:17-19. Quais pessoas lutariam contra ele? Que terrivel lição devemos aprender com isso? Lsto é, qual é nossa atitude para com a palavra profética dirigida a nós, especialmente quando ouvimos coisas das quais não gostamos? Como a citação acima, de Ellen White, expressa a terrivel verdade de que as próprias pessoas que deviam revelar o verdadeiro Deus ao mundo estavam lutando contra Ele, ao insultar e atacar Seu porta-voz? (Ver também Ec 1:9.)
Respostas sugestivos: 1. Se abandonasse seus maus caminhos, o povo viveria e seria abençoado; se não abandonasse o pecado, o juizo viria e traria destruição. 1. Abiatar apoiou Adonias em sua conspiração contra Salomão. 3. Velo a ele a palavra do Senhor. Foi o Senhor que o chamou; isso aconteceu no 13° ano do reinado de Josias. 4. A certeza e o conforto de saber que Deus o havia escolhido antes de seu nascimento, e o havia separado para essa santa tarefa. 5. As pessoas
chamadas se sentiram incapazes e indignas diante do chamado profético. 6. Ele não devia dizer que era incapaz para a tarefa, mas que devia fazer tudo o que Deus lhe ordenasse. O Senhor estaria com ele para Iivrá-Io e colocaria Suas palavras na boca do profeta. Se isso foi verdade com relação a Jeremias, também é verdade em relação a nós, quando Deus nos chama a fazer algo para Ele. 7. A vara de amendoeira, simbolizando que Deus vigia sobre Sua palavra para a cumprir, e a panela ao fogo, com a boca voltada para o norte, simbolizando ojuizo que viria, caso o povo não se arrependesse.
Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q4 2015 «Jeremias»
Lição 1 – O Chamado Profético de Jeremias