A Bíblia e muito rica em símbolos. Todos os tipos aparecem em grande número, e, na maioria das vezes, representam verdades maiores do que eles próprios.
1- Leia Gênesis 4:3 a 7. O que os dois sacrifícios diferentes simbolizam?
Logo no início da Bíblia podemos ver a diferença entre a tentativa de chegar ao Ceu pelo esforço próprio (na oferta de Caim) e a percepção de que a salvação e somente pela graça, e se torna disponível a nós apenas atrave’s dos me’ritos de um Salvador crucificado (a oferta de Abel).
2. Leia Números 21:4 a 9. Qual foi o simbolismo da serpente de bronze levantada na haste?João 12:32
«Os israelitas salvaram a própria vida olhando para a serpente levantada. Aquele olhar envolvia fé. Viviam porque acreditavam na palavra de Deus, e confiavam no meio provido para seu restabelecimento» (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 431).
Ao longo do Antigo Testamento, o ritual do santuário terrestre serviu como a mais detalhada representação simbólica do plano da salvação. Ha milhares de anos, cogita-se quanto os israelitas compreendiam sobre o significado de todos os rituais, embora, sem dúvida, muitos tenham captado a mais importante de todas as verdades ensinadas ali: a expiação substitutiva, isto é, a idéia de que um substituto tinha que morrer em lugar deles a fim de que seus pecados fossem perdoados (1Co 5:7).
Na verdade, por meio do ritual do santuário, nos foram dados símbolos não só da morte de Jesus, mas também de Seu sumo sacerdócio celestial, do juízo pre-advento e da eliminação final do pecado no fim dos tempos.
De quais outros simbolos do plano da salvação você se lembra? Quais, especialmente, falam sobre a graça salvadora e a esperança que podemos receber dela?
Vocêjá leu sua Bíblia hoje? Fortaleça sua vida pormeio do estudo da Palavra de Deus.
Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q4 2015 «Jeremias»
Lição 6 – Atos Simbólicos