Algumas pessoas ensinam que, no fim, Deus salvará todos os seres humanos, não importando o que creram nem como viveram. «Universalismo» é a convicção de que todas as pessoas estão relacionadas com Deus de tal forma que serão salvas, mesmo que nunca tenham ouvido o evangelho ou crido nele.
Afinal de contas, João 3:16 diz: «Porque Deus amou ao mundo de tal maneira». Assim, nesse conceito, se Ele ama todos, como alguém pode se perder, especialmente se a perdição significa eterno tormento no inferno? Como Deus poderia queimar para sempre alguém que Ele ama? Dessa forma, podemos ver como uma doutrina falsa (a do tormento eterno) leva a outra (o universalismo).
Relacionado ao universalismo está o «pluralismo», isto é, a convicção de que todas as religiões são igualmente válidas e levam igualmente a Deus e à salvação. Nenhuma religião e’ inerentemente melhor nem superior em relação a outra, pelo menos de acordo com essa teologia. Um pastor de determinada igreja na Califórnia escreveu no website da igreja que sua congregação «não cré que o cristianismo seja, de alguma forma, superior a outras crenças religiosas».
Para os pluralistas, a vasta gama de rituais e crenças, simbolos e metáforas religiosas, são meras diferenças superficiais que ocultam a essência semelhante de todas as religiões, Os pluralistas destacam, por exemplo, que a maioria das religiões enfatiza o amor a Deus e ao próximo, uma forma da regra áurea, e tem a esperança de uma futura vida feliz. Segundo eles, todas as religiões, em essência, ensinam a mesma coisa; portanto, todas elas são caminhos válidos para se chegar a Deus, e é muito extremista e arrogante tentar impor crenças cristãs aos membros de religioes não cristãs.
3. O que a Biblia diz sobre o universalismo e o pluralismo? Jo 14: 6; Ap 20: 14; 21: 8; Dn 12: 2; Jo 3: 18; Mt 7: 13, 14; 2Ts 2:10
_________________________________________________________
Sem dúvida, tanto o universalismo quanto o pluralismo são contrários à Biblia. Nem todos serão salvos, e nem todas as religiões levam à salvação.
É arrogante e exclusivisra a reivindicação de que o cristianismo é o verdadeiro caminho para a salvação (Jo 74:6).7 O que você diria a alguém que ñzesse essa acusação? Comente com a classe.
Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q3 2015 «Missionários»
Lição 13 – O Mundo Inteiro Precisa Ouvir?