sábado , 22 marzo 2025
Inicio Sin categoría Estudo Adicional
Sin categoría

Estudo Adicional

EscSab-port3«Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser coparticipante dele» (1Co 9:22, 23, NVI).

Leia 1 Coríntios 9219-23. A missiologia moderna aplica o termo «contextualização» aos métodos missionários de Paulo mencionados ali. A contextualização é definida como «tentativas de comunicar o evangelho em palavras e atos, e de establecer a igreja através de meios que façam sentido para as pessoas dentro de seu contexto cultural local, apresentando o cristianismo de forma tal que satisfaça as mais profundas necessidades das pessoas e penetre na sua visão de mundo, permitindo-lhes, assim, seguir a Cristo e permanecer dentro de sua própria cultura» (Darrell L. Whiteman, «Contextualizatíonz The Theory, the Gap, the Challenge? International Bulletin of Missionary Research [«Contextualização: a teoria, a lacuna, o desafio’,’ Boletim Internacional de Pesquisa Míssionárial, v. 21 [janeiro de 1997], p. 2).

“Os cristãos judeus, vivendo próximos do templo, naturalmente permitiam que sua mente se voltasse aos privilégios peculiares dos judeus como nação. Quando viram a igreja cristã se afastando das cerimónias e tradições do judaismo, e perceberam que a peculiar santidade de que os costumes judeus eram revestidos seria logo perdida de vista, à luz da nova fe’, muitos se mostraram indignados com Paulo como sendo a pessoa que, em grande medida, havia provocado essa mudança. Mesmo os discípulos não estavam todos preparados para aceitar de boa vontade a
decisão do Concílio. Alguns eram zelosos pela lei cerimonial, e consideravam Paulo com desfavor, pois pensavam que seus princípios referentes às obrigações da lei judaica fossem frouxos» (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 197).

Perguntas para reflexão.
1. Leia 1 Coríntios 9:20. Que lições podemos extrair dessas palavras que nos ajudam a compreender e a contextualizar nossa forma de realizar a obra missionária em outros paises, ou mesmo nossas atividades missionárias?
2. Apesar do passado pecaminoso e até vergonhoso de Paulo, Deus o perdoou e o usou de maneira poderosa. Como podemos aprender a perdoar a nós mesmos e reivindicar a justiça de Cristo, permitindo que Ele nos use poderosamente?

Respostas sugastivas:
1. Paulo era extremamente zeloso; seu zelo o levou a perseguir a igreja, mas, quando se converteu, seu zelo foi usado para o bem, de forma que superou os outros apóstolos nos trabalhos e sacrifícios em favor do evangelho. Paulo era humilde: considerava-se o pior dos pecadores e indigno de ser chamado apóstolo. 2. Jesus, que lhe apareceu na estrada, o chamou para levar Sua Palavra e Seu nome perante os gentios, reis e os filhos de israel. 3. Os olhos dos gentios seriam abertos, eles se converteiiam das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus; receberiam o perdão dos pecados e herança entre os santiñcados. 4. A pregação do evangelho do Cristo crucificado. 5. Paulo falou sobre apresentar todo homem perfeito em Cristo, por meio da pregação, exortação e ensino da sabedoria. Isso se refere aos membros da igreja e, portanto, ao discipulado. 6. Quando Pedro foi a Antioquia, começou a comer com os gentios, mas quando chegaram crentes Judeus vindos de Jerusalém, deixou de comer com eles. Paulo repreendeu Pedro, ensinando que a igreja não deve se prender a preferências culturais, mas deve se concentrar nos eternos principios divinos.

 

Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q3 2015 «Missionários»
Lição 11 – Paulo: seu Passado e seu Chamado

Matinales relacionados

ACTIVIDAD – SÁBADO

S Á B A D O H A C E R Junto...

    Tomado de: Lecturas Devocionales para Preescolares 2025 «JESÚS ME CUIDA»...

Pues si comemos y bebemos… es porque Dios nos lo ha concedido. Eclesiastés...

¿COMO ALEJANDRO O COMO CRISTO ?

« Por que el que quiera salvar su vida, la perderá; pero...