Sin categoría Para el: 21 agosto
[soundcloud id=’219536612′]
«Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos Céus. Ao passo que os filos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes» (Mt 8:11, 12). Embora essas palavras tenham sido ditas num contexto especifico, em referência a pessoas especificas, não devemos perder de vista o princípio. Aqueles que receberam grandes privilégios, grandes vantagens em termos de verdades espirituais e teológicas, precisam tomar cuidado. É fácil desenvolver a satisfação própria em relação a verdades que nos foram dadas, verdades que, em alguns casos, ninguém mais está pregando e ensinando. Primeiro, precisamos nos certificar de que permanecemos fundamentados nessas verdades; então, em segundo lugar, precisamos estar dispostos a ensiná-las àqueles que não as conhecem.
Perguntas para reflexão
1. A cruz nos mostra a universalidade dos seres humanos. Diante de Deus somos todos pecadores e precisamos da graça para salvação. Contudo, muitos grupos, ao longo da História, se consideraram superiores. lsso ocorre com você e com seu grupo étnico, social, financeiro ou cultural? De que forma você abriga um senso de superioridade em relação a outros diferentes de você? O que está errado com essa atitude, e como você pode aprender, ao pe’ da cruz, a muda-la?
2. A mulher junto ao poço voltou e testemunhou ao seu povo sobre Jesus. O que isso nos ensina sobre as missões e a importância de usar as pessoas de uma determinada cultura para alcançar seu povo?
3. Os gregos desejavam ver Jesus. Sem dúvida ouviram falar dEle ou testemunharam algumas das coisas que Ele havia feito. Jesus, é claro, está no Céu agora, e a igreja, Seu povo, O representa na Terra. O que isso significa para nós em termos de estilo de vida e do testemunho que damos?
Respostas sugestivos: 1. Jesus não tinha preconceitos nem Se restringia a tradições. Ele ultrapassou os limites da tradição ao iniciar um diálogo corn uma pessoa do sexo oposto, algo que não estava de acordo com os costumes soclaisludaicos. 2. Um romano, julgando-se lndigno, pediu a intercessão de alguns judeus para que seu pedido fosse levado até Jesus e, em resultado, veio a experimentar o poder de Cristo. osjudeus ajudaram um romano, membro de um povo inimigo, a receber Cristo, porque a divisão cultural foi superada. 3. Embora tivesse Seu ministerio centralizado nosjudeus, Jesus não deixou de atender aos pedidos e às necessidades dos não judeus, nem os deixou sem testemunho. As palavras de Jesus tinham o objetivo de provar a fé da mulher e dar uma lição aos discípulos, pois eles consideravam os gentios como cães.
Os discípulos deviam aprender a lição de que o evangelho também precisava ser levado aos pagãos. 4. Em primeiro lugar, entre os leprosos havia judeus e não judeus, e todos foram a Cristo, pois tinham uma necessidade comum de cura; em segundo lugar, Jesus não fez distinção, mas curou todos. Todos precisam de Jesus, e Ele deseja salvar e curar todos, sem distlnção. Portanto, a missão do evangelho é mundial. 5. Pessoas de outras nações desejavam conhecer Jesus, e pediram aos discípulos que os Ievassem a Ele. Da mesma forma, há muitos hoje em dia que anseiam encontra-Lo.
Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q3 2015 «Missionários»
Lição 8 – Missões Transculturais
Ene 18, 2025 0
Ene 18, 2025 0
Ene 18, 2025 0
Ene 18, 2025 0
Dic 23, 2024 0
Oct 29, 2024 0
Oct 28, 2024 0
Oct 10, 2024 0