Sin categoría Para el: 07 agosto
[soundcloud id=’217688525′]
Leia, de Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 598-606: “Nos Dias da Rainha Ester”. “O decreto que finalmente sairá contra o remanescente povo de Deus será muito semelhante ao que Assuero promulgou contra os judeus. Hoje os inimigos da verdadeira igreja veem no pequeno grupo de guardadores do sábado, um Mordecai à porta. A reverência do povo de Deus por Sua lei é uma constante repreensão aos que têm deixado o temor do Senhor, e estão pisando Seu sábado” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 605).
Perguntas para reflexão
1. Que paralelos podemos traçar entre o edito promulgado contra os judeus e o que acontecerá nos últimos dias, quando a questão da “marca da besta” ficar em evidência?
2. Judeus e cristãos na Antiguidade contestaram o direito de manter o livro de Ester no cânon da Bíblia. Ele não aparecia no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto, nem no Antigo Testamento das igrejas da antiga Turquia e da Síria. O nome de Deus não aparece nesse livro, enquanto há cerca de 190 referências ao rei pagão. Embora ele mencione o jejum, não há referências à oração, aos sacrifícios, ao templo ou à adoração. E não é mencionada a ênfase da aliança quanto ao perdão e misericórdia. Contudo, o Senhor achou por bem incluí-lo no cânon. Por quê? Que lição espiritual encontramos nele sobre a maneira pela qual Deus trabalha em nossa vida para o bem, mesmo em meio a circunstâncias difíceis?
3. Reflita mais sobre as ocasiões em que os missionários não falam abertamente sobre sua identidade e sua obra. Há alguma razão válida para fazer isso? Às vezes, os missionários são muito cuidadosos para não dizer quem são, especialmente em países hostis ao testemunho cristão. Se formos impressionados a não revelar imediatamente quem somos, como poderemos fazê-lo de forma que não seja desonesta e enganosa?
Respostas sugestivas:
1. O rei Assuero deu uma festa e chamou a esposa para entreter os convidados, já embriagados. Como a rainha Vasti se recusou a fazê-lo, foi destituída. É difícil entender o fato de um rei querer expor sua esposa por estarembriagado, e depois repudiá-la por recomendação de seus conselheiros. 2. Esses princípios se aplicam ao caso deEster, pois ela ocultou durante algum tempo sua nacionalidade e religião. 3. Em situações de hostilidade ou preconceitosque impeçam as pessoas de ouvir a verdade. 4. A mulher estava com o coração pronto para aceitar a verdade, enquantoo povo judeu não estava. A ordem que Mordecai deu a Ester de que ela não revelasse sua nacionalidade provavelmente estivesse relacionada à mesma questão. 5. As leis dos judeus eram diferentes das de todos os outros povos; as diferenças culturais muitas vezes despertam preconceitos e geram oposição. 6. Jejuou três dias e foi à presença do rei, convidando-o, bem como Hamã, para um banquete. Então, convidou-os para um segundo banquete, no qual revelou que ela e seu povo estavam condenados à morte, e que o culpado era Hamã. O resultado foi a morte de Hamã e o direito de defesa para os judeus. 7. Ele era leal ao rei, pois havia denunciado uma trama para assassiná-lo. Isso nos mostra que os cristãos devem ser bons cidadãos, leais aos seus governantes, enquanto isso não ferir a lei de Deus. 8. Embora nem sempre as pessoas aceitem a verdade pela motivação correta, o Espírito Santo pode alcançá-las posteriormente. 9. Os atributos de Deus foram demonstrados na atitude honesta dos judeus. Isso foi uma oportunidade de salvação para os sinceros e advertência de juízo para os injustos.
Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q3 2015 «Missionários»
Lição 6 – Ester e Mordecai
Ene 17, 2025 0
Ene 17, 2025 0
Ene 17, 2025 0
Ene 17, 2025 0
Dic 23, 2024 0
Oct 29, 2024 0
Oct 28, 2024 0
Oct 10, 2024 0