Sin categoría Para el: 21 junio
[soundcloud id=’211272373′]
No princípio da História, Deus criou Adão e Eva e os colocou num belo jardim dotado de tudo o que eles precisavam para uma vida feliz. Logo, algo extraordinário aconteceu: Satanás apareceu (Gn 3). Ele tentou o primeiro casal e depois mergulhou o jovem planeta num grande conflito entre o bem e o mal, entre Deus e Satanás.
Então, no tempo de Deus, outro jardim (Lc 22:39-46) se tornou um grande campo de batalha onde se travou a guerra entre a verdade e a mentira, entre a justiça e o pecado, e entre o plano de Deus para a salvação humana e o alvo de Satanás de destruir a humanidade.
No Éden o mundo foi mergulhado no desastre do pecado; no Getsêmani foi assegurada a vitória final do mundo. O Éden viu o trágico triunfo do eu colocando-se contra Deus; o Getsêmani mostrou o eu rendendo-se a Deus e revelando a vitória sobre o pecado.
1. Compare o que aconteceu no Éden (Gn 3:1-6) com o que aconteceu no Getsêmani (Lc 22:39-46). Qual é a grande diferença entre o que aconteceu nos dois jardins?
O Getsêmani representa dois fatos fundamentais: primeiro, uma tentativa violentíssima de Satanás de desviar Jesus de Sua missão e propósito; e, em segundo lugar, o mais nobre exemplo de confiança na força de Deus para que Sua vontade e propósito fossem realizados. O Getsêmani mostra que, por mais forte que a batalha seja e por mais fraco que alguém seja, a vitória é certa para aquele que experimentou a força da oração. Como diz a famosa oração de Jesus: “Contudo, não seja feita a Minha vontade, mas a Tua” (Lc 22:42).
Todas as hostes de Satanás estavam arregimentadas contra Jesus; os discípulos, a quem Ele tanto amava, estavam insensíveis ao Seu sofrimento. O sangue pingava de Seus poros gota a gota; o beijo do traidor era iminente; e os sacerdotes e a guarda do templo estavam prontos para atacar. Contudo, Jesus nos mostrou que a oração e a submissão à vontade de Deus dão à alma a força necessária para suportar os grandes fardos da vida.
Da próxima vez que você for severamente tentado, como poderá ter o tipo de experiência que Jesus teve no Getsêmani, em vez da que Adão e Eva tiveram no Éden? Qual é o fator crucial que faz toda a diferença entre esses dois tipos de experiência?
Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos
Q2 2015 «O Evangelho de Lucas»
Lição 13 – Crucificado e ressurreto
Ene 17, 2025 0
Ene 17, 2025 0
Ene 17, 2025 0
Ene 17, 2025 0
Dic 23, 2024 0
Oct 29, 2024 0
Oct 28, 2024 0
Oct 10, 2024 0