[soundcloud id=’204127320′] 4. Leia Lucas 10:38-42. Que importantes verdades espirituais podemos tirar dessa história para nós mesmos (ver também Lc 8:14)?
Como anfitriã, Marta estava “ocupada em muitos serviços” (Lc 10:40) e preocupada em fazer o melhor para os convidados. Mas Maria “quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-Lhe os ensinamentos” (v. 39). A tal ponto que Marta reclamou para Jesus que todo o trabalho duro tinha ficado para ela. Embora Jesus não tenha censurado Marta por sua preocupação com o serviço, enfatizou a necessidade de prioridades corretas na vida. O companheirismo com Jesus é o primeiro ponto essencial no discipulado; o junta-panelas pode vir mais tarde.
“A causa de Cristo requer obreiros cuidadosos e enérgicos. Existe vasto campo para as Martas, com seu zelo na obra religiosa ativa. Primeiramente, porém, sentem-se elas com Maria aos pés de Jesus. Sejam a diligência, prontidão e energia santificadas pela graça de Cristo; então a vida será uma invencível força para o bem” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 525).
5. Leia Lucas 8:1-3; 23:55, 56; 24:1-12. O que esses versos ensinam sobre o papel das mulheres no ministério de Cristo?
À medida que Seu ministério se expandia, “andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando” e ensinando (Lc 8:1), e os 12 discípulos O acompanhavam. Lucas também registra o poderoso testemunho de que certas mulheres que Jesus havia curado, que foram tocadas por Sua pregação e que eram ricas, também O seguiam em Seu ministério ampliado. Eis aqui algumas que Lucas menciona: (1) certas mulheres curadas de espíritos maus, inclusive Maria Madalena; (2) Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; (3) Susana; e (4) “muitas outras, as quais Lhe prestavam assistência com os seus bens” (v. 3).
Quando compreendemos que Jesus morreu por todo ser humano, podemos entender melhor a verdadeira igualdade de todas as pessoas diante de Deus. Refletimos bem essa verdade em nossa atitude para com os outros? Isto é, como você pode desarraigar, se necessário, qualquer atitude pela qual se incline a olhar para os outros como se, de alguma forma, tivessem menos valor que você?
Lição Adventista Escola Sabatina para Adultos Q2 2015 «O Evangelho de Lucas» Lição 6 – As Mulheres no Ministério de Jesus